segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Após recesso de fim de ano, Teatro de Arena (SP) reabre com “Namíbia, não!”


Texto integra a "Trilogia do Confinamento", de Aldri Anunciação, e tem direção de Lázaro Ramos


Após um breve recesso de fim de ano, o espetáculo Namíbia, não!retoma a temporada no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, a partir de quinta-feira, 10 de janeiro de 2013. Escrita pelo ator e dramaturgo baiano Aldri Anunciação, a peça é dirigida pelo também dramaturgo e ator Lázaro Ramos e ficará em cartaz até 17 de fevereiro, de quintas a domingos, sempre às 20h.
A encenação de Namíbia, não! no Teatro de Arena foi viabilizada por edital público de ocupação da Funarte em 2012, que contemplou o projeto Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, uma reflexão sobre a dramaturgia nacional contemporânea de autores negros em três modalidades: oficinas, palestras e apresentações teatrais.
Eleito o melhor texto de teatro em 2011 pelo Prêmio Braskem, o espetáculo aborda a questão do racismo a partir da relação identitária Brasil-África. A narrativa parte da publicação de uma medida provisória, em um momento futuro da história do Brasil, que determina, como reparação de danos causados pela União, o retorno de todas as pessoas com ‘melanina acentuada’ à Africa-mãe. A situação obriga dois personagens, André e Antônio, a passarem o dia trancados dentro de um apartamento, onde discutem questões sociais e econômicas, seus anseios pessoais e o iminente ‘retorno’ à Africa.
O projeto
Até 7 de abril de 2013, companhias da Bahia e de São Paulo apresentarão espetáculos com temas adultos e infantojuvenis, criados por dramaturgos de ascendência predominantemente africana. Além das montagens, a mostra promove mesas de debate conduzidas por artistas e professores universitários, com foco na estética e produção da escrita teatral afrodescendente no Brasil. E mais: numa terceira frente de investigação, o projeto trará ao Arena leituras dramáticas de nove textos inéditos de autores negros contemporâneos.
A proposta de Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada dá continuidade ao processo deflagrado pelo Teatro Experimental do Negro (TEN), primeira companhia negra brasileira criada em 1944 pelo ator e dramaturgo Abdias do Nascimento, e pelo Teatro Profissional do Negro (Tepron), formado nos anos setenta por Ubirajara Fidalgo. Os dois movimentos abriram caminho e procuraram dar visibilidade à produção e ao pensamento de dramaturgos afrodescendentes que, segundo o coordenador do projeto, Aldri Anunciação, “ao longo desses anos assumiram a escrita e retiraram palavras de suas veias, possibillitando um diálogo de suas almas com todos os cidadãos brasileiros”.
Na programação da mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, estão presentes os espetáculos As Paparutas, infantojuvenil escrito por Lázaro Ramos em 1999, O Subterrâneo Jogo do Espírito, espetáculo solo de Rodrigo dos Santos inspirado na obra e na vida do músico e ativista político nigeriano Fela Kuti (1938 -1997), Além do Ponto, nova pesquisa cênica do grupoOs Crespos sobre as relações de afetividade entre homens e mulheres negras, e criações dos grupos paulistas Coletivo Negro e Clariô (veja, abaixo, a programação completa).
Sobre Aldri Anunciação – Natural de Salvador (BA), é ator e dramaturgo. Formado em Teoria Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), é criador do texto teatral Namíbia, não!, selecionado para o Núcleo de Leituras – Negro Olhar, em 2010, no Centro de Cultura Laura Alvim. Esse mesmo texto foi premiado com o Prêmio Fapex de Teatro de 2010, e publicado no mesmo ano Editora EDUFBA. Em 2011, Namíbia, não! ganha a direção de Lázaro Ramos e conquista o Prêmio Braskem de Melhor Texto de Teatro de 2011. Aldri Anunciação é autor da Trilogia do Confinamento, da qual fazem parte os textos Namíbia, não!O Sistema Único e O Homem do Fundo do Mar.
Serviço:
Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada – 2013
Projeto contemplado pelo edital de ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, tel             (11) 3256-9463      
De 29 de novembro de 2012 a 7 de abril de 2013
Realização: Tô Ligado Produções │Coordenação geral: Aldri Anunciação │Coordenação de palestras-debate: Leonel Henckes │Coordenação de leituras dramáticas: Lilih Curi │Gestão financeira: Cardim Projetos e Soluções Integradas │Produção: Wellington Borges │Projeto gráfico: Autor Visual – Design Gráfico │Produção executiva: Wellington Borges
Espetáculo Namíbia, não! 
De 10 de janeiro a 17 de fevereiro │Quinta a domingo, 20h
Realização: Tô Ligado Produções│Direção geral: Lázaro Ramos │ Texto: Aldri Anunciação│Elenco: Flávio Bauraqui e Aldri Anunciação │ Atores substitutos: Fernando Santana eSérgio Menezes │Assistência de direção: Ana Paula Bouzas e Thiago Gomes │Direção musical: Arto Lindsay, Wladimir Pinheiro e Rafael Rocha │Supervisão artística: Luiz Antônio Pilar │Produção musical: Rodrigo Coelho e Rafael Rocha │Produção executiva: Maria Bacana, Kalik e JLM Produções Artísticas │ │Cenário: Rodrigo Frota │Figurino: Diana Moreira│Preparador de lutas: Felipe Khoury
Duração: 70 min. Recomendação etária: 14 anos | Ingressos: R$ 20 (meia: R$ 10). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa.

fonte: FUNARTE ACESSE E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
http://www.funarte.gov.br/teatro/apos-recesso-de-fim-de-ano-teatro-de-arena-reabre-com-namibia-nao/

0 comentários:

Dí lo que piensas...